Serendipity

The laws of chance, strange as it seems,
Take us exactly where we most likely need to be
[David Byrne]

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Hipocondria - Fase 2 (cont.)

The Foresight report recommends five ways to ward off mental illness:

CONNECT: With people around you.

BE ACTIVE: Exercise makes you feel good.

TAKE NOTICE: Of your surroundings and savour the moment.

KEEP LEARNING: Try something new or rediscover an old interest.

GIVE: Do something nice for a friend or a stranger.

Daqui.

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Hipocondria - Fase 2 (cont.)

Por falar no tema, acabei de ler um livro fantástico intitulado"Doença Mental e Psicologia" do Michel Foucault.
Claro que o meu professor preferido fez logo questão de subir a parada e recomendou-me a leitura da História da Loucura, do mesmo autor.

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Hipocondria - Fase 2

Sofri do mal na fase mais aguda da minha adolescência. Felizmente, aquele bocadinho de loucura diluiu-se com o decorrer do tempo até se extinguir com o nascimento do meu filho.

Hoje em dia, trato a hipocondria por tu. Quando sinto que já me estou a preocupar em demasia com uma dorzeca qualquer não sei onde, o meu sistema de alerta apita e põe em funcionamento um conjunto de defesas aprendidas ao longo dos anos para reduzir o tamanho físico e simbólico da somatização.

Acontece que, ultimamente, esta minha blindagem anda a ser posta à prova com - imagine-se! - as aulas de Psicopatologia.

A professora e a matéria são fascinantes. De tal modo que, espicaçada por um turbilhão de sintomas, já arranjei maneira de fazer um auto-diagnóstico de uma perturbação obsessivo-compulsiva e, como se não bastasse, de um episódio hipomaníaco.

Estou para ver quantas doenças mentais é que vou conseguir coleccionar até ao final do semestre.

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

,, (pausa)

Parece que o Famous Russian designer Artemy Lebedev suggested a double-comma sign, which he believes would communicate a pause better than the semicolon does. Lebedev, however, seems unaware of the widespread use of semicolon in English (in Russian, independent clauses can be separated by commas; as a result, the semicolon is used — infrequently — only for stylistic purposes). [daqui]

No entanto, quando sugeriu a dupla vírgula, este senhor lembrou-se disto

e evitaria ter de fabricar novos teclados se se tivesse lembrado disto ,,.

Apesar da falta de pragmatismo, vale a pena visitar o site deste estúdio de design para ver, por exemplo, as fotos da festa do 13º aniversário. Tem batalha de almofadas e campeonato de Wii.

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Estragam-nos com mimos (4)

Chegam a acontecer coisas desta natureza:

Estragam-nos com mimos (3)

Tenho daqueles curtos mas incisivos ataques de ironia venenosa. A maldade dá-me um gozo instantâneo, logo seguido de uma ligeira moinha de arrependimento. Imperturbável e divertido, diz-me: "Tu tens graça".

É ultrajante e é desarmante. Como se falasse de uma pequena e doce rapariga. É o fim do mundo. Faz-me lembrar aquela música dos Pulp - "you're so funny" - e fico pronta a responder "yeah? Well I can't see anyone else smiling in here". Mas tendo sido eu a lançar a observação jocosa talvez seja contraproducente.

«Sweet Little Girls», The Proclaimers

Sweet little girls
Cut a swathe through this world
Using skills that they get
From their mothers

Sweet little girls
Might like ribbons and curls
But they most like to
Torture their brothers

And sweet little girls
Love their friends
Till it hurts
Or until
They can find them another

Watch their lips, they make a circle like
"Coo coo coo coo"
But the words their saying softly are
Cruel cruel cruel

sábado, 18 de outubro de 2008

Concordo totalmente*

"Os Contemporâneos até está, neste momento, bem mais equilibrado em termos de ritmo e programa do que o Zé Carlos; (...)"
[Jorge Mourinha no Público de hoje]

*Expressão retirada da Escala de Satisfação com o Suporte Social.

Indispensáveis #20


Isto deve ter um nome

Um dos objectos mais perfeitos da minha cozinha. A caminho dos oito anos de idade, continua tão funcional e amarelo como no primeiro dia. Os talheres caem ali logo arrumados. Precisava de uma coisa destas para a roupa interior.

terça-feira, 14 de outubro de 2008

Hey, Vicky hey ! (5)

FALIU. MAS, DEIXA LÁ, NÃO É REAL.

"A ONU, entre outros afazeres, apresenta anualmente o Relatório Mundial sobre o Desenvolvimento Humano. O que é o desenvolvimento humano? Pergunta pertinente. Para mim, é, entre outras coisas, comer pirão com azeite de palma pelo menos uma vez por semana. E desconfio que no Canadá, Suécia e Japão, todos eles no ranking dos 10 melhores do tal relatório, não se coma nada com azeite de palma por causa da acidez. Daí, avisadamente, a ONU expor os critérios com que elabora o seu relatório. São sete: desenvolvimento económico, eficiência, sustentabilidade...

Como calcularão, a Serra Leoa ou a Guiné-Bissau não estão muito bem cotadas no relatório de 2007/2008. Na verdade, uma está na cauda e a outra é a antepenúltima. A surpresa está na cabeça: no primeiro lugar do ranking do desenvolvimento humano onusino está a Islândia. Sim, o país que acaba de se descobrir à beira da falência, com inflação de 15% e com a moeda, num mês, em quebra de 45%. Dizem-me os entendidos: "Mas isso são só problemas financeiros, nada é real." Magnífico mistério: como pagam os islandeses o seu bem-estar? Eu sei quanto pago pelo pirão."

Mais um artigo fantástico do Ferreira Fernandes publicado no DN de hoje.

Hey, Vicky hey ! (4)

O meu plano B foi por água abaixo.

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

A subtileza (2)

[e] s. f. qualidade de subtil; delicadeza; [fig.] agudeza de espírito; finura; penetração; argumento ou raciocínio próprio para embaraçar outrem (De subtil+-eza)

No «Dicionário da Língua Portuguesa», Porto Editora.

O Outono compensa ainda mais

terça-feira, 7 de outubro de 2008

Hey, Vicky hey! (3)

Na prática, a Islândia é uma economia em bancarrota: as reservas de moeda estrangeira são insuficientes para fazer face aos compromissos externos do país e a capacidade de endividamento internacional está seriamente afectada pela deterioração da qualidade de crédito - quer do Estado quer das instituições. [daqui]

E em teoria estava tão bem.

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

As vidas dos gatos

É este o tipo de coisa interessante que leio e não resisto a investigar. Digam lá, sem ver, quantas vidas têm os gatos, sete ou nove?