Serendipity

The laws of chance, strange as it seems,
Take us exactly where we most likely need to be
[David Byrne]

quinta-feira, 12 de outubro de 2006

A notícia

Esta era a notícia que mais tinta fazia correr em Nova Iorque:
Republican Rep. Mark Foley resigned from the House after sexually explicit instant message conversations with teenage congressional pages attributed to him surfaced. [ler aqui]

Nota - Tive alguma dificuldade em perceber esta notícia enquanto lá estive. Não sabia o que eram "congressional pages" e não percebia como é que o Congresso podia ter funcionários menores de idade. Depois de entender estes aspectos (os tais "congressional pages" têm de ter, pelo menos, 16 anos de idade) fiquei com outras dúvidas. Nos EUA pode-se tirar a carta de condução e trabalhar a partir dos 16 anos. Em Nova Iorque é proibido vender bebidas alcoólicas a menores de 21 anos. E com que idade é que se pode manter "sexually explicit instant message conversations"? Talvez não seja muito relevante para o caso concreto, que é sobretudo político e não tanto do foro criminal, mas gostava de conhecer (mesmo sem perceber) os diferentes conceitos de menoridade existentes nos Estados Unidos.

Nota2 – “Anything else you want, just snap for a page.” É a deixa de um miúdo dirigindo-se a James Stewart no filme «Mr. Smith Goes to Washington», numa cena lembrada no último Daily Show quase integralmente dedicado ao caso Foley.